Inteligência artificial

Nossa receita é inovar com responsabilidade
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve e utiliza inteligência artificial (IA) para transformar a experiência de nossos clientes, entregadores e estabelecimentos parceiros com eficiência e confiança.
Os ingredientes indispensáveis dos nossos modelos de inteligência artificial são:
Transparência
Buscamos resultados esperados, explicáveis e acessíveis, promovendo confiança e clareza sobre a funcionalidade de nossas soluções.
Privacidade e Segurança
Desenvolvemos soluções com IA e medidas de segurança robustas, buscando proporcionar uma experiência segura com dados pessoais protegidos.
Responsabilidade
Empenhamos em construir modelos de IA precisos e íntegros, mapeando o ciclo de vida de nossas tecnologias de ponta a ponta, com controles e supervisão humana contínua.
Inovação
Assumimos o compromisso de criar soluções inovadoras com excelência técnica, com o objetivo de aprimorar a experiência de todos os envolvidos em nosso ecossistema.
Veja aqui como os modelos de IA funcionam na prática:
Taxonomia
Faça a simulação do modelo de taxonomia, uma ferramenta que otimiza a busca de produtos na sua experiência de compra no iFood.
O modelo de taxonomia organiza e classifica itens de um catálogo em diferentes níveis de detalhamento para otimizar a busca de produtos, capaz de separar e categorizar itens como alimentos e bebidas em quatro níveis hierárquicos. Isso é feito por meio da análise de textos dos itens, como a categoria no cardápio, o nome e a descrição do item, com a consequente atribuição de cada um a uma classificação taxonômica específica. Este modelo é particularmente útil porque mantém uma estrutura clara e acessível dos itens do cardápio para os usuários. O resultado é uma classificação detalhada e precisa dos produtos disponíveis no aplicativo.
O modelo é alimentado por informações de itens que são cuidadosamente curados de forma manual e é constantemente avaliado por meio de métricas de precisão e cobertura, garantindo que as classificações sejam corretas e abrangentes. Para garantir a qualidade e a eficácia do modelo, utiliza-se a abordagem chamada human-in-the-loop, onde a intervenção humana é fundamental para avaliar e curar os dados usados no treinamento. Isso assegura que o modelo se mantenha atualizado e preciso.
A arquitetura do modelo é composta por modelos menores, organizados em uma estrutura de árvores. Um modelo raiz determina a taxonomia de mais alto nível e, a partir daí, modelos especializados em subdomínios do catálogo são utilizados. Atualmente, todos esses modelos são baseados em regressão logística, utilizando a técnica de frequência de palavras (TF-IDF) para processar os dados.
*Algumas imagens da página Inteligência Artificial foram geradas por IA
2. Digitalização
Transforme o cardápio físico do seu restaurante em uma loja virtual atrativa do nosso aplicativo, em poucos minutos, com a solução de digitalização do Portal do Parceiro.
A solução de digitalização de cardápios converte imagens ou arquivos enviados pelos restaurantes parceiros em textos estruturados. Esses dados são automaticamente cadastrados no Portal do Parceiro, melhorando a exibição dos produtos no aplicativo e otimizando a experiência dos clientes
Essa automação promove maior eficiência operacional, contribui para o aumento dos pedidos, reduz cancelamentos e oferece uma navegação mais intuitiva para os clientes.
* Portal do Parceiro é uma plataforma que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio. Para acessá-lo, clique aqui.
** GenPlat é uma plataforma do iFood para consumo e integração unificados de modelos de inteligência artificial generativa. Para mais informações, clique aqui.
O processo tem início com o envio do cardápio, disponível em formato de imagem ou documento digital. O conteúdo é transmitido por meio da GenPlat para o modelo GPT-4, da OpenAI, que executa a análise e o processamento de linguagem natural para extração automatizada de dados estruturados, incluindo categorias, nomes dos pratos, descrições detalhadas e preços.
Além disso, a solução realiza o enriquecimento das descrições dos itens e a reorganização do conteúdo segundo critérios pré-definidos, como faixas de preço, otimizando a usabilidade e a experiência de navegação no aplicativo. Todo o processamento ocorre de forma isolada, utilizando somente os dados fornecidos pelo restaurante parceiro, sem a incorporação de dados de fontes externas.
Ao final do processamento, o modelo gera um cardápio estruturado e otimizado, pronto para cadastro com intervenções manuais mínimas por parte do restaurante, seguindo a abordagem human-in-the-loop. A qualidade da solução é continuamente monitorada por meio de avaliações fornecidas pelos parceiros e testes automatizados, assegurando desempenho estável e confiável ao longo do tempo.
A arquitetura da solução é composta por um fluxo simplificado: o conteúdo é enviado pelo Portal do Parceiro e processado por meio da GenPlat. A GenPlat intermedia a comunicação com um prompt específico no modelo GPT-4, da OpenAI, que retorna o cardápio estruturado e pronto para revisão pelo restaurante. Após a validação, o cardápio digital é disponibilizado na loja virtual do aplicativo, acessível para os clientes.