Inteligência artificial

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Nossa receita é inovar com responsabilidade

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve e utiliza inteligência artificial (IA) para transformar a experiência de nossos clientes, entregadores e estabelecimentos parceiros com eficiência e confiança.

Os ingredientes indispensáveis dos nossos modelos de inteligência artificial são:

Transparência

Buscamos resultados esperados, explicáveis e acessíveis, promovendo confiança e clareza sobre a funcionalidade de nossas soluções.

Privacidade e Segurança

Desenvolvemos soluções com IA e medidas de segurança robustas, buscando proporcionar uma experiência segura com dados pessoais protegidos.

Responsabilidade

Empenhamos em construir modelos de IA precisos e íntegros, mapeando o ciclo de vida de nossas tecnologias de ponta a ponta, com controles e supervisão humana contínua.

Inovação

Assumimos o compromisso de criar soluções inovadoras com excelência técnica, com o objetivo de aprimorar a experiência de todos os envolvidos em nosso ecossistema.

Veja aqui como os modelos de IA funcionam na prática:

Taxonomia

Faça a simulação do modelo de taxonomia, uma ferramenta que otimiza a busca de produtos na sua experiência de compra no iFood.

Pressione o botão para girar a roleta e descubra como seu prato preferido é classificado

Coletando Taxonomias...

O modelo de taxonomia organiza e classifica itens de um catálogo em diferentes níveis de detalhamento para otimizar a busca de produtos, capaz de separar e categorizar itens como alimentos e bebidas em quatro níveis hierárquicos. Isso é feito por meio da análise de textos dos itens, como a categoria no cardápio, o nome e a descrição do item, com a consequente atribuição de cada um a uma classificação taxonômica específica. Este modelo é particularmente útil porque mantém uma estrutura clara e acessível dos itens do cardápio para os usuários. O resultado é uma classificação detalhada e precisa dos produtos disponíveis no aplicativo.

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O modelo é alimentado por informações de itens que são cuidadosamente curados de forma manual e é constantemente avaliado por meio de métricas de precisão e cobertura, garantindo que as classificações sejam corretas e abrangentes. Para garantir a qualidade e a eficácia do modelo, utiliza-se a abordagem chamada human-in-the-loop, onde a intervenção humana é fundamental para avaliar e curar os dados usados no treinamento. Isso assegura que o modelo se mantenha atualizado e preciso.

A arquitetura do modelo é composta por modelos menores, organizados em uma estrutura de árvores. Um modelo raiz determina a taxonomia de mais alto nível e, a partir daí, modelos especializados em subdomínios do catálogo são utilizados. Atualmente, todos esses modelos são baseados em regressão logística, utilizando a técnica de frequência de palavras (TF-IDF) para processar os dados.

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*Algumas imagens da página Inteligência Artificial foram geradas por IA

2. Digitalização

Transforme o cardápio físico do seu restaurante em uma loja virtual atrativa do nosso aplicativo, em poucos minutos, com a solução de digitalização do Portal do Parceiro.

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A solução de digitalização de cardápios converte imagens ou arquivos enviados pelos restaurantes parceiros em textos estruturados. Esses dados são automaticamente cadastrados no Portal do Parceiro, melhorando a exibição dos produtos no aplicativo e otimizando a experiência dos clientes

Essa automação promove maior eficiência operacional, contribui para o aumento dos pedidos, reduz cancelamentos e oferece uma navegação mais intuitiva para os clientes.

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* Portal do Parceiro é uma plataforma que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio. Para acessá-lo, clique aqui.
** GenPlat é uma plataforma do iFood para consumo e integração unificados de modelos de inteligência artificial generativa. Para mais informações, clique aqui.

O processo tem início com o envio do cardápio, disponível em formato de imagem ou documento digital. O conteúdo é transmitido por meio da GenPlat para o modelo GPT-4, da OpenAI, que executa a análise e o processamento de linguagem natural para extração automatizada de dados estruturados, incluindo categorias, nomes dos pratos, descrições detalhadas e preços.

Além disso, a solução realiza o enriquecimento das descrições dos itens e a reorganização do conteúdo segundo critérios pré-definidos, como faixas de preço, otimizando a usabilidade e a experiência de navegação no aplicativo. Todo o processamento ocorre de forma isolada, utilizando somente os dados fornecidos pelo restaurante parceiro, sem a incorporação de dados de fontes externas.

Ao final do processamento, o modelo gera um cardápio estruturado e otimizado, pronto para cadastro com intervenções manuais mínimas por parte do restaurante, seguindo a  abordagem human-in-the-loop. A qualidade da solução é continuamente monitorada por meio de avaliações fornecidas pelos parceiros e testes automatizados, assegurando desempenho estável e confiável ao longo do tempo.

A arquitetura da solução é composta por um fluxo simplificado: o conteúdo é enviado pelo Portal do Parceiro e processado por meio da GenPlat. A GenPlat intermedia a comunicação com um prompt específico no modelo GPT-4, da OpenAI, que retorna o cardápio estruturado e pronto para revisão pelo restaurante. Após a validação, o cardápio digital é disponibilizado na loja virtual do aplicativo, acessível para os clientes.